Respostas Frequentes

Como posso instalar a aplicação móvel CoroPrevention no início do estudo?

No início do estudo, terá ajuda para transferir e instalar a aplicação móvel CoroPrevention. Durante uma das suas primeiras visitas ao centro hospitalar, irá concluir a instalação juntamente com a enfermeira/investigador do estudo.

Como posso criar uma conta para a aplicação móvel CoroPrevention?

A sua conta é automaticamente criada pelo sistema. Não necessita de se registar.

Como posso iniciar a sessão na aplicação móvel CoroPrevention?

Pode iniciar a sessão na aplicação móvel CoroPrevention, preenchendo a sua ID do estudo e digitalizando o código QR que recebeu em papel pela enfermeira/investigador do estudo. Em alternativa, pode iniciar a sessão utilizando a sua ID do estudo e a frase de acesso. Pode encontrar a sua ID do estudo e a frase de acesso no papel que recebeu da enfermeira/investigador no início do estudo.

O que devo fazer se tiver perdido o documento com as minhas credenciais de início de sessão?

Se perdeu o documento com as suas credenciais de início de sessão (ID do estudo, código QR, frase de acesso), pode contactar a enfermeira/investigador do estudo para obter uma cópia por e-mail ou correio. Em alternativa, se ainda se lembrar da sua ID do estudo e frase de acesso, pode iniciar a sessão utilizando estes dados.

O que devo fazer se tiver perdido o meu smartphone?

Se perdeu o seu smartphone, deve contactar a enfermeira/investigador do estudo. Assim, a enfermeira/investigador do estudo pode garantir que os seus dados estão seguros e que a pessoa que encontrar o smartphone não conseguirá ver os seus dados pessoais. Depois, pode instalar a aplicação móvel CoroPrevention no seu novo smartphone. Não irá perder os seus registos anteriores. Pode continuar a utilizar a aplicação a partir do ponto onde ficou da última vez.

Posso utilizar a aplicação móvel CoroPrevention em vários smartphones?

Só pode utilizar a aplicação móvel CoroPrevention num único dispositivo (smartphone ou tablet). Recomendamos que instale a aplicação no dispositivo que transporta consigo durante o dia (por exemplo, o seu smartphone pessoal).

O que devo fazer se tiver um novo smartphone?

Para instalar a aplicação móvel CoroPrevention num novo smartphone, deve executar os seguintes passos:

1.     Aceda à Apple Store ou Google Play Store no seu smartphone

2.     Procure a aplicação móvel CoroPrevention

3.     Transfira a aplicação móvel CoroPrevention

4.     Iniciar sessão na aplicação móvel CoroPrevention

Se tiver de instalar a aplicação móvel CoroPrevention num novo smartphone, deve também instalar a aplicação Google Fit (https://support.google.com/fit/answer/6075066?hl=en&ref_topic=6090404) ou Saúde da Apple (https://support.apple.com/en-us/HT203037), ativar o registo de passos e, de preferência, utilizar o mesmo endereço de e-mail para iniciar a sessão nestas aplicações, tal como fazia no seu smartphone antigo. Não irá perder os seus registos anteriores se tiver um novo smartphone. Pode continuar a utilizar a aplicação a partir do ponto onde ficou da última vez.

Caso não consiga instalar a aplicação, pode contactar a enfermeira/investigador do estudo para obter ajuda.

Como reinstalo a aplicação móvel CoroPrevention?

Para reinstalar a aplicação móvel CoroPrevention no seu smartphone, deve executar os seguintes passos:

1.     Desinstalar a aplicação móvel CoroPrevention do seu smartphone

2.     Aceda à Apple Store ou Google Play Store no seu smartphone

3.     Procure a aplicação móvel CoroPrevention

4.     Transfira a aplicação móvel CoroPrevention

5.     Iniciar sessão na aplicação móvel CoroPrevention

 

Quando pretender utilizar a aplicação móvel CoroPrevention, deve também ter a aplicação Google Fit (https://support.google.com/fit/answer/6075066?hl=en&ref_topic=6090404) ou Saúde da Apple (https://support.apple.com/en-us/HT203037) instalada no seu smartphone e o registo de passos nesta aplicação terá de estar ativado. Se apenas reinstalar a aplicação móvel CoroPrevention sem eliminar a aplicação Google Fit ou Saúde da Apple, não terá de voltar a instalar estas aplicações. No entanto, se eliminou todos os dados do seu smartphone e precisar de reinstalar tudo, também deverá reinstalar a aplicação Google Fit ou Saúde da Apple, ativar o registo de passos e, de preferência, usar o mesmo endereço de e-mail para iniciar a sessão nestas aplicações, tal como antes. Não irá perder os seus registos anteriores ao reinstalar a aplicação. Pode continuar a utilizar a aplicação a partir do ponto onde ficou da última vez.

Que funcionalidades da aplicação posso utilizar quando não tiver uma ligação à Internet?

Se estiver offline (por exemplo, se não tiver uma ligação à Internet), não poderá utilizar a aplicação móvel CoroPrevention. Apenas estão disponíveis as seguintes funcionalidades quando não tem ligação à Internet:

●     Receber lembretes Android/iOS para tomar a medicação

●     Visualizar o PDF com a sua prescrição da medicação (se transferiu este ficheiro PDF antes de ficar offline)

●     Visualizar o PDF com recomendações de medicação, para mostrar ao seu médico de família/cardiologista (se transferiu este ficheiro PDF antes de ficar offline)

 

Quando não tiver uma ligação à Internet, anote cuidadosamente quaisquer alterações relevantes (por exemplo, à sua prescrição da medicação), para que possa registar estas alterações na aplicação móvel CoroPrevention quando voltar a ter uma ligação à Internet.

Posso utilizar a aplicação móvel CoroPrevention fora do meu país de residência (por exemplo, quando estou de férias)?

Pode usar a aplicação movel CoroPrevention num outro país. Lembre-se de atualizar a hora do smartphone para o fuso horário local para receber os lembretes à mesma hora habitual.

A aplicação móvel CoroPrevention utiliza outras aplicações?

A aplicação móvel CoroPrevention utiliza a aplicação Google Fit ou Saúde da Apple para registar os seus passos. Dependendo do tipo de smartphone, só precisa de instalar a aplicação Google Fit ou Saúde da Apple:

●     Em iPhones (dispositivos iOS), precisa da aplicação Saúde da Apple, que se encontra instalada por predefinição. Além disso, precisa de assegurar que o registo de passos está ativado (https://support.apple.com/en-us/HT203037).

●     Em qualquer outro smartphone (dispositivos Android, por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi), necessita da aplicação Google Fit, que terá de instalar a partir da Google Play Store. Além disso, tem de ativar o registo de passos (https://support.google.com/fit/answer/6075066?hl=en&ref_topic=6090404).

O que é a Google Fit?

Google Fit é uma aplicação fácil de utilizar que recolhe os seus dados de atividade física diária para gerir a sua saúde e condição física. Pode transferir a aplicação Google Fit para o seu smartphone Android ou iOS. No entanto, apenas para os dispositivos Android (por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi) terá de transferir a aplicação Google Fit para poder usar a aplicação móvel CoroPrevention. 

O que é a Saúde da Apple?

A aplicação Saúde da Apple está integrada em cada smartphone Apple (isto é,      iPhone). A aplicação Saúde recolhe os seus dados de saúde do seu iPhone, Apple Watch, e outras aplicações (saúde ou fitness) que já utiliza. A aplicação CoroPrevention utiliza apenas os passos registados da aplicação Saúde da Apple. Tenha em atenção que a aplicação Saúde da Apple não está disponível para dispositivos Android (por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi).

Posso usar a aplicação móvel CoroPrevention num tablet?

Sim, pode utilizar a aplicação móvel CoroPrevention num tablet, mas recomendamos que instale a aplicação no dispositivo que transporta consigo durante o dia.

Posso usar a aplicação móvel CoroPrevention num computador portátil ou de secretária?

Não, não poderá utilizar a aplicação móvel CoroPrevention num computador portátil ou de secretária. Só pode utilizar a aplicação móvel CoroPrevention num smartphone ou tablet.

O que devo fazer se a aplicação móvel CoroPrevention falhar?

Se a aplicação CoroPrevention estiver sistematicamente a falhar ou não responder, existem várias opções que pode tentar para resolver este problema:

●     Reiniciar o seu smartphone

●     Atualizar a aplicação

●     Verificar as permissões da aplicação nas definições do seu smartphone

o   Para iOS, é necessário que as seguintes permissões estejam ativadas: Atualização da aplicação em segundo plano, dados móveis, câmara, acesso às fotografias (para imagens de medicação).

o   Para Android, é necessário ativar as seguintes permissões: Câmara, armazenamento, ficheiros e galeria (para imagens de medicamentos).

●     Liberte espaço de armazenamento no seu smartphone

●     Reinstale a aplicação

Se nenhuma das soluções acima funcionar para si, pode contactar a enfermeira/investigador do estudo. A enfermeira/investigador do estudo pode ajudar a resolver o problema.

O que devo fazer se já não conseguir encontrar a aplicação móvel CoroPrevention no meu smartphone?

É possível que tenha eliminado acidentalmente a aplicação móvel CoroPrevention do seu smartphone. Nesse caso, terá de reinstalar a aplicação e, em seguida, iniciar sessão na aplicação usando as suas credenciais de início de sessão.

 

Note que poderá também só ter removido acidentalmente o atalho para a aplicação móvel CoroPrevention do ecrã principal. Pode adicionar novamente o atalho para a aplicação móvel CoroPrevention ao seu ecrã principal a partir da vista geral de todas as aplicações instaladas.

Posso usar a aplicação móvel CoroPrevention quando não tiver uma ligação à Internet?

Se não tiver uma ligação à Internet, pode continuar a utilizar a aplicação móvel CoroPrevention. No entanto, as funcionalidades disponíveis sem uma ligação à Internet são limitadas.

Como posso desinstalar a aplicação móvel CoroPrevention?

A maneira mais simples de desinstalar a aplicação móvel CoroPrevention é a seguinte:

1.     Na vista geral das suas aplicações, toque sem soltar no ícone da aplicação móvel CoroPrevention

2.     Toque no botão para remover a aplicação

3.     Confirme que pretende eliminar a aplicação

 

Em alternativa, pode também eliminar a aplicação móvel CoroPrevention a partir das definições do seu smartphone.

Como posso ativar as funcionalidades de acessibilidade?

As funcionalidades de acessibilidade podem ajudar a utilizar a aplicação CoroPrevention mais facilmente. Se pretender ativar as funcionalidades de acessibilidade:

1.     Aceda às definições do seu smartphone

2.     Aceda a acessibilidade

3.     Ative as funcionalidades de acessibilidade que pretende utilizar

 

Caso não consiga encontrar as funcionalidades de acessibilidade no seu smartphone, pode pedir ajuda à enfermeira/investigador do estudo.

Onde posso encontrar mais informações sobre as funcionalidades da aplicação móvel CoroPrevention?

Pode encontrar mais informações sobre a aplicação móvel CoroPrevention no manual do utilizador. Encontra o manual do utilizador na secção "Acerca de" da aplicação móvel CoroPrevention (ou seja, no menu de três pontos, no canto superior direito). Se preferir ler o manual do utilizador em papel, pode solicitar uma cópia impressa à enfermeira/investigador do estudo.

O que devo fazer se não conseguir adicionar uma fotografia na aplicação móvel CoroPrevention?

Deve conceder à aplicação móvel CoroPrevention acesso à câmara e/ou à galeria do smartphone. Pode conceder permissões nas definições do seu smartphone.

O que devo fazer se não receber lembretes Android/iOS da aplicação móvel CoroPrevention?

Pode seguir os seguintes passos para ativar os lembretes Android/iOS para a aplicação móvel CoroPrevention:

1.     Aceda às definições do seu smartphone

2.     Aceda às notificações

3.     Toque na aplicação móvel CoroPrevention

4.     Ative as notificações

Como posso atualizar a aplicação móvel CoroPrevention?

Pode atualizar a aplicação móvel CoroPrevention manualmente ou automaticamente. Recomendamos que ative as atualizações automáticas.

O procedimento de atualização é ligeiramente diferente para Android (por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi) e smartphones iOS (iPhone).

Atualização manual:

Para dispositivos Android (por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi):

1.     Abra a Google Play Store

2.     No ecrã inicial da Google Play Store, toque no seu ícone de perfil no canto superior direito

3.     Toque em "Gerir apps e dispositivos"

4.     Percorra as opções para ver as atualizações pendentes e as notas de versão. Se houver uma atualização disponível para a aplicação móvel CoroPrevention, toque em "Atualizar" para executar a atualização. Em alternativa, pode tocar em "Atualizar tudo" para efetuar todas as atualizações disponíveis.

 

 

Para dispositivos iOS (iPhone):

1.     Abra a App Store

2.     Toque na sua foto de perfil na barra de pesquisa no canto superior direito

3.     Percorra as opções para ver as atualizações pendentes e as notas de versão. Se houver uma atualização para a aplicação móvel CoroPrevention, toque em "Atualizar" para executar a atualização. Em alternativa, pode tocar em "Atualizar tudo" para efetuar todas as atualizações disponíveis.

 

Atualização automática:

Para dispositivos Android (por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi):

1.     Abra a Google Play Store

2.     No ecrã inicial da Google Play Store, toque no seu ícone de perfil no canto superior direito

3.     Toque em "Definições"

4.     Toque em "Geral"

5.     Toque em "Preferências de rede"

6.     Toque em "Atualizar apps automaticamente" e, em seguida, selecione uma das seguintes opções:

▪       Em qualquer rede
 Podem aplicar-se custos de dados

▪       Apenas através de Wi-Fi

▪       Não atualize automaticamente as aplicações

 Terá de atualizar manualmente as suas aplicações

 

Para dispositivos iOS (iPhone)

●     Aceda às definições do seu smartphone

●     Toque em "App Store"

●     Ative a opção "Atualizações".

É necessário atualizar a aplicação móvel CoroPrevention?

As atualizações da aplicação móvel CoroPrevention garantem a compatibilidade com novas versões Android/iOS, corrigem erros e introduzem novas funcionalidades. Portanto, recomendamos vivamente que atualize a aplicação móvel CoroPrevention o mais brevemente possível.

Como posso mudar o idioma da aplicação móvel CoroPrevention?

Não é possível alterar o idioma da aplicação móvel CoroPrevention. Quando transfere a aplicação móvel CoroPrevention a partir da Google Play Store ou da App Store, é utilizado o idioma do smartphone para definir o idioma da aplicação móvel CoroPrevention.

O que acontece se encerrar a sessão na aplicação móvel CoroPrevention?

Depois de terminar a sessão na aplicação móvel CoroPrevention, não poderá utilizar nenhuma das funcionalidades da aplicação móvel CoroPrevention e deixará de receber lembretes Android/iOS.

Não é necessário terminar a sessão na aplicação móvel CoroPrevention após cada utilização.

Posso associar o meu smartwatch ou monitor de atividade com a aplicação móvel CoroPrevention?

Sim. Se associar o seu smartwatch ou monitor de atividade com a aplicação Google Fit ou Saúde da Apple, os dados recolhidos pelo seu smartwatch/monitor de atividade serão automaticamente transferidos para a aplicação móvel CoroPrevention.

 

Se o seu smartwatch/monitor de atividade não puder ser associado à aplicação Google Fit ou Saúde da Apple, pode ainda editar manualmente a sua contagem de passos na aplicação móvel CoroPrevention.

Como posso suspender a aplicação móvel CoroPrevention durante um determinado período de tempo?

Ao ativar a funcionalidade "Não incomodar" do seu smartphone, pode desativar os lembretes Android/iOS da aplicação móvel CoroPrevention durante um determinado período de tempo. Encontra a funcionalidade "Não incomodar" nas definições do smartphone.

Como posso terminar a sessão na aplicação móvel CoroPrevention?

Pode selecionar "Terminar sessão" no menu de três pontos, no canto superior direito.

Como instalo a aplicação Google Fit?

A aplicação Google Fit só é necessária para os dispositivos Android (por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi). Pode instalar a aplicação Google Fit a partir da Google Play Store.

Como instalo a aplicação Saúde da Apple?

Não precisa de instalar a aplicação Saúde da Apple, uma vez que vem integrada em cada iPhone.

Como posso configurar a rede Wi-Fi/3G/4G no meu smartphone?

Configuração de Wi-Fi

Para dispositivos Android (por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi):

Lembre-se de que nem todos os smartphones Android funcionam da mesma forma, pelo que alguns destes passos podem variar ligeiramente entre diferentes modelos e fabricantes.

1. Aceda às definições do seu smartphone

2. Toque em "Ligações"

3. Selecione "Wi-Fi"

4. Ative a rede Wi-Fi

5. Em "Redes disponíveis", pode ver a lista de todas as redes Wi-Fi próximas que o smartphone deteta

6. Selecione o nome da sua rede doméstica

7. Introduza a respetiva palavra-passe quando solicitado

 

Para dispositivos iOS (iPhone):

1. Aceda às definições do seu smartphone

2. Toque na secção "Wi-Fi"

3. Certifique-se de que a rede Wi-Fi está ativada; o botão de alternar estará a verde para mostrar que está ativada

4. Em "Redes disponíveis", pode ver a lista de todas as redes Wi-Fi locais que o smartphone deteta

5. Selecione o nome da sua rede doméstica

6. Introduza a respetiva palavra-passe quando solicitado

 

Para ambos os tipos de smartphones (Android e iOS), certifique-se de que a opção de acesso automático está ativada. Isso garante que o smartphone liga automaticamente à rede Wi-Fi quando estiver em casa.

 

Configuração 3G/4G

Para dispositivos Android (por exemplo, Samsung, Huawei, Xiaomi):

1.     Aceda às definições do seu smartphone

2.     Toque em "Ligações"

3.     Toque em "Redes móveis"

4.     Toque em "Modo de rede"

5.     Escolha "4G/3G/2G (ligação automática)"

 

Para dispositivos iOS (iPhone):

1.     Aceda às definições do seu smartphone

2.     Toque em "Rede móvel"

3.     Certifique-se de que o botão de alternar "Dados móveis" está ligado

4.     Toque em "Opções"

5.     Toque em "Voz e dados"

6.     Toque numa das seguintes opções:

●     4G

●     3G

7.     Ative ou desative a opção "VoLTE!

●     Nota: toque em "Voz e dados" para utilizar dados (por exemplo, Internet, iMessage) durante chamadas quando a rede Wi-Fi não estiver disponível

●     3G/4G estará ativada quando existir uma marca de verificação

Por favor, note que as redes 3G/4G podem ter custos associados.

Como posso contactar a enfermeira/investigador do estudo ou o centro do estudo ?

Na aplicação móvel CoroPrevention, pode selecionar "Informação da enfermeira/investigador do estudo " no menu de tês pontos, no canto superior direito. No ecrã "Informação da enfermeira/investigador do estudo", pode ver as informações de contacto da enfermeira/investigador do estudo, para que possa entrar em contacto.

Quem posso contactar se tiver algum problema com a aplicação móvel CoroPrevention?

Se tiver algum problema com a aplicação móvel CoroPrevention, pode contactar a enfermeira/investigador do estudo.

Como posso atualizar as minhas informações pessoais (por exemplo, nome, e-mail, número de telefone)?

Não é possível atualizar quaisquer informações pessoais (por exemplo, nome, e-mail, número de telefone) na aplicação móvel CoroPrevention. Se alguma destas informações se alterar, contacte a enfermeira/investigador do estudo.

Os meus dados pessoais estão seguros e quem pode aceder aos meus dados?

Os dados introduzidos na aplicação móvel CoroPrevention, na aplicação do questionário (no tablet) e no painel do prestador de cuidados CoroPrevention (usado pela enfermeira/investigador do estudo) são transferidos e armazenados de forma encriptada e segura. Isto significa que os dados só podem ser acedidos através das aplicações por utilizadores autorizados (paciente, enfermeiros e investigadores do estudo). Os administradores e programadores de sistemas, que oferecem assistência e manutenção às aplicações, não poderão ler os dados.

São consideradas também outras medidas de segurança para proteger os dados incluindo, entre outros, autenticação multifator para funções específicas, proteção de firewall, registos abrangentes e registo de auditoria, assim como a monitorização de incidentes de segurança. Os parceiros que desenvolvem e alojam o CoroPrevention Tool Suite possuem certificação ISO 27001.

Durante e após o estudo, os dados são apresentados sob pseudónimos e utilizados para efeitos de monitorização (segurança) e investigação apenas pelas partes envolvidas no Consórcio CoroPrevention.

O formulário de consentimento informado e a política de privacidade da Apple App Store e Android Play Store incluem mais informações sobre a privacidade de dados.

Onde são armazenados os meus dados pessoais?

Os dados recolhidos na aplicação móvel CoroPrevention, na aplicação do questionário (no tablet) e no painel do prestador de cuidados CoroPrevention (usado pela enfermeira/investigador do estudo) são armazenados de forma encriptada num centro de dados de alta segurança na UE. Os dados só serão acedidos na UE pelos diferentes intervenientes do Consórcio CoroPrevention.

Quando não estiver ligado à Internet, os dados da aplicação móvel CoroPrevention podem ser armazenados temporariamente no seu dispositivo móvel.

Posso pedir para que os meus dados pessoais sejam removidos?

Ao abrigo do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, pode solicitar a remoção dos seus dados pessoais. Pode abordar esta questão ou quaisquer outras questões relacionadas com a privacidade com a enfermeira/investigador do estudo. No entanto, por motivos de vigilância e segurança, o site de investigação pode pedir-lhe para guardar os seus dados de contacto. Consulte a documentação do consentimento informado e o acordo com o seu local de investigação para obter mais informações.